Carregando...
 

Blog do curso de ADS

Introdução ao mapeamento coletivo com OpenStreetMap

Pablo Vieira Florentino Quinta-feira Julho 5, 2018

Openstreetmap  

Como construir dados abertos sobre o mapeamento da sua cidade ? Como criar mapas abertos para utilização coletiva ? Estas e outras perguntas poderão ser respondidas na palestra de Introdução ao uso do OpenStreetMap (OSM), no IFBA (campus Salvador).

O OSM é uma plataforma aberta que permite a construção coletiva e colaborativa de mapas pelos próprios cidadãos. Seus dados estão abertos a toda a sociedade, diferentemente de outras plataformas que cobram diversas taxas para seu uso.

A plataforma pode ser entendida como uma Wikipédia dos mapas, um mapa livre e colaborativo de todo o mundo. Com mais de 4 milhões de usuários cadastrados ao redor do mundo, há quase 15 anos estamos produzindo um mapa detalhado e atualizado a todo momento.

Neste evento, teremos a presença de Severin Menard (FR) e Wille Marcel (OSM-BR), experientes desenvolvedores e colaboradores na comunidade OSM e no uso de dados para aplicações digitais. O evento é gratuito e aberto, buscando ampliar a comunidade de colaboradores e usuários da plataforma, enriquecendo o mapeamento de muitos dos aspectos urbanos da Região Metropolitana de Salvador. Conheça mais sobre esse projeto e saiba como você pode utilizar os dados e contribuir com o OpenStreetMap.

Inscrições: http://bit.ly/ifba-osm ( Limite de 50 pessoas)

Mais informações e atualizações aqui