Carregando...
 

Pessoas

Corpo Docente

 

Prof. Allan Edgard Silva Freitas

Possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2013). É professor do Instituto Federal da Bahia. Tem experiência em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. A maior parte das publicações está disponível através de no Research Gate.

Currículo Lattes

 

Prof. Antonio Carlos dos Santos Souza

Antonio Carlos dos Santos Souza é Doutor em Ciência da Computação pela UFBA/UEFS/Unifacs, Mestre em Modelagem Computacacional pela FVC (2006), Bacharel em Informática pela UCSAL (1998) e Técnico em Instrumentação Industrial pela Escola Técnica Federal da Bahia. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e pesquisa os seguintes temas: Realidade Aumentada, Visão Computacional, GPU, Non-rigid registration of 3D surfaces. Tem experiência na área de Engenharia de Software, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computadores, TV digital, Jogos Digitais, Informática na Saúde, EAD, Objetos Digitais de Aprendizagem, SCORM e DICOM. Certificado ITIL Foundation, PSM I SCRUM e MCP. É pesquisador do Labrasoft / IFBA - Laboratório de Desenvolvimento de Software.

Currículo Lattes

 

Prof. Antonio Maurí­cio Pitangueira (Removido para o campus SAJ)

Antônio Maurício da Silva Pitangueira concluiu o mestrado em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004(Área de Concentração: Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão). Atualmente é Professor do Instituto Federal da Bahia- IFBa e participa de um projeto de pesquisa envolvendo modelos de simulação. Atua na área de projetos de Tecnologia da Informação, com ênfase em metodologias de projetos de TI e modelagem de sistemas e engenharia de software. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação.

Currículo Lattes

 

Profa. Flávia Maristela Santos Nascimento (atual coordenadora do curso)

Bacharela em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2002). Mestre em Mecatrônica pela Universidade Federal da Bahia (2009). Cursando Doutorado em Ciência da Computação, com ênfase em Escalonamento de Sistemas de Tempo Real na Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora do Instituto Federal da Bahia no Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e na Especialização em Computação Distribuída e Ubíqua. Possui Especialização em Sistemas Distribuídos pelo Laboratório de Sistemas Distribuídos (LaSiD/UFBA) e em Administração de Empresas pela Escola de Administração (EADM/UFBA). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Tempo Real, atuando principalmente nos seguintes temas: escalonamento de sistemas de tempo real, computação ubíqua e tolerância a falhas. 

Currículo Lattes

 

Prof. Frederico Jorge Ribeiro Barbosa

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e mestrado em Mecatrônica pela Universidade Federal da Bahia (2006). Atualmente é Professor do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Algoritmos e Métodos Formais, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos distribuídos, verificação de modelos, especificação formal, sistemas distribuídos, sistemas de tempo real, sistemas móveis e redes de sensores sem fio.

Currículo Lattes

 

Prof. Grinaldo Lopes de Oliveira

Possui Mestrado pela Universidade Salvador (2004) e Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia (1996). Atualmente é Coordenador Geral de Infraestrutura de TI da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (licenciado do cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE) e Professor de Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Computaçao autonômica, mineração de dados, inteligência artificial, gestão do conhecimento, aprendizado de máquina e banco de dados.

Currículo Lattes

 

Prof. José Dihego da Silva Oliveira

Professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA (desde 2010). Formação: Graduado (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação, os três no CIn-UFPE. Interesse em Métodos Formais, Linguagens de Programação e Desenvolvimento Mobile.
 

 

Prof. Jowaner Araújo

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (1992) e mestrado em Sistemas e Computaçâo pela Universidade Salvador (2002). Atualmente é professor titular do Instituto Federal da Bahia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: instituição de ensino superior, commonkads, business intelligence, web sites setor hoteleiro e evasão escolar.
 

 

Prof. Lauro Cássio Martins de Paula

Possui Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação com ênfase em Matemática Computacional pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2014) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em associação com a UFG (2018). De 2019 até 2022, foi professor efetivo no Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Santo Antônio de Jesus. Atualmente, é professor efetivo no IFBA - Campus Salvador. Atua também como membro de grupos de pesquisa em outras instituições e revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Possui importantes publicações de artigos científicos internacionais, com apresentações em quatro países (Marrocos, EUA, Canadá e Alemanha) e conquistas de prêmios de excelência em pesquisa científica. Tem interesse em problemas e aplicações que envolvem: computação científica, computação paralela, algoritmos evolutivos, meta-heurísticas para seleção de variáveis, estudo e aplicação de Big Data e Machine Learning em Ciência de Dados.


Currículo Lattes

 

Prof. Manoel Carvalho Marques Neto

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Salvador (2002), mestrado em Redes de Computadores pela Universidade Salvador (2004) e doutorado em Multiinstitucional em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor titular do Instituto Federal da Bahia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: information visualization, multimedia, tv digital interativa, data mining e tv digital.

Currículo Lattes

 

Prof. Pablo Vieira Florentino

Pablo concluiu o mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ em 2003, tendo se graduado em Ciência da Computação pela UFBA em 2000. É professor adjunto dos cursos superiores do IFBA, campus Salvador, desde 2006 e ex-coordenador do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atua na área de Sistemas de Informação, com ênfase em Banco de dados. É membro do grupo de pesquisa GSORT (www.gsort.ifba.edu.br) e professor da Especialização em Sistemas Distribuídos e Ubíquos. Em 2016, concluiu o doutorado em Urbanismo no PPGAU-UFBa, onde desenvolveu pesquisa multidisciplinar na área de ciência dos dados,  utilizando técnicas de análise de redes sociais digitais para avaliar o espaço relacional urbano. Atualmente, tem se dedicado a ações de fomento ao uso de dados abertos e visualização de dados urbanos. Suas publicações podem ser acessadas tanto no ResearchGate como no Academia.edu. E-mail: pablovf at ifba . edu . br  / Twitter Symbol : https://twitter.com/pablovieiraf

Currículo Lattes

 

Prof. Renato Novais

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2013), Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2004). Durante o doutorado realizou estágio sanduíche no Fraunhofer Center for Experimental Software Engineering, Maryland, USA. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Tem experiência nas áreas de Engenharia de Software, Big Data e Smart Cities, atuando principalmente nos seguintes temas: visualização de informação, compreensão e evolução de software, e engenharia de software experimental.

Currículo Lattes

 

Prof. Romildo Martins (in memoriam)

Possui doutorado em Ciência da Computação pelo PMCC (UFBA/UNIFACS/UEFS) (2012), mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador (2005), graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2001) e técnico em Eletrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (1995). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). É Membro Pesquisador e atual Líder do GSORT - Grupo de Sistemas Distribuídos, Otimização, Redes e Tempo Real (http://www.gsort.ifba.edu.br). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gerência de Redes de Computadores, mas atuante em projetos como: segurança em empresas financeiras, educação à distância em matemática, coordenação de projetos e eventos, dentre outros. Maiores detalhes: http://www.romildo.net.

Currículo Lattes

 

Prof. Romilson Lopes Sampaio

Doutor em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2009), Mestre em Gestão Integrada de Organizações pela Universidade do Estado da Bahia (2005), Especialista em Análise de Sistemas e Métodos pela Fundação Visconde de Cairu (1998) e Bacharel em Informática pela Universidade Católica do Salvador (1997). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia . Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia da Informação, Informática aplicada a Educação.

Currículo Lattes

 

Prof. Ronaldo Pedreiras

Bacharel em Ciências da Computação - Faculdades Salvador S/C (1993). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional. Doutor pelo Doutorado Multiinstitucional e Multirreferencial em Difusão do Conhecimento - DMMDC, pela Universidade Federal da Bahia e outras instituições, concluído em Maio de 2016, com tese intitulada Gestão da Inovação Tecnológica e sua Contribuição para a Gestão do Conhecimento e para a Memória Organizacional: Um Estudo no IFBA. Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB. Linha de pesquisa na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica. Conclusão: Mar/2010. Dissertação intitulada: A Gestão do Conhecimento em Instituições de Ensino Superior e Tecnológico: Análise do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Especialista em Gestão de Instituições Públicas de Ensino, com monografia intitulada Gestão de Instituições Públicas de Ensino: Implantação de Diretrizes de Gestão do Conhecimento no CEFET-BA/Sede, com Ênfase em Conhecimento Tácito. Defendida e aprovada em Janeiro de 2008.

Currículo Lattes

 

Prof. Sandro Andrade

Sandro Andrade é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), Doutor em Ciência da Computação e Mestre em Mecatrônica, ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBa). É pesquisador-colaborador do Laboratório de Sistemas Distribuídos (LaSiD - UFBa) e pesquisador-membro do Grupo de Pesquisa em Sistemas Distribuídos, Otimização, Redes e Tempo-Real (GSORT - IFBa). Suas atuais áreas de interesse incluem: arquitetura de software, software livre, engenharia de software experimental, engenharia de software baseada em busca, sistemas distribuídos, sistemas self-adaptive/self-organizing e design science. Trabalhou por muitos anos em projetos envolvendo computação gráfica aplicada à medicina, desenvolvimento de jogos, visão computacional e computação musical. Possui 22 anos de experiência nas áreas de projeto e desenvolvimento de sistemas, em particular no uso das tecnologias C/C++ em ambientes GNU/Linux, Qt, KDE e plataformas de middleware para computação distribuída (CORBA/TAO/CIAO, frameworks para desenvolvimento web e análise de big data). Sandro Andrade possui certificação Qt Specialist (Qt Essentials e Core C++ for Qt Developers) e é colaborador veterano em comunidades de software livre tais como o Qt e o KDE, tendo organizado e participado de eventos tais como FISL, Latinoware, Akademy, LaKademy, Qt Dev Days e diversos developer sprints do KDE. Sandro Andrade é também membro do Board de Diretores do KDE e.V e foi membro do KDE Marketing Working Group.

Currículo Lattes
Página Local

 

Profa. Simone da Silva Amorim

Possui graduação em Informática pela Universidade Católica do Salvador (1998), mestrado em Computação na área de Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Especialização em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa) e estudante de doutorado da Universidade Federal da Bahia (UFBa), com período Sanduíche em University of Southern California, CA, USA, sob a orientação do Dr. Nenad Medvidovic. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software, Ecossistemas de Software, Arquitetura de Software, Geoprocessamento e Linhas de Produtos de Software. É também membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), IEEE Computer Society, e Association for Computing Machinery (ACM).

Currículo Lattes 
Página Pessoal

 

Secretária

Isnalde Clésia Souza de Miranda

 

Histórico

Ex-Coordenadores

Prof. Pablo Florentino
Profa. Flávia Maristela
Prof. Manoel Neto
2013-2014 - Prof. Allan Freitas
2015-2016 - Prof. Renato Novais
2017 - 2020 - Prof. Antônio Maurício
2020 - 2022 - Prof. Pablo Florentino
2022 - atual - Profa. Flávia Maristela