Carregando...
 

Sessão da Tarde - Minicursos de Tecnologias Atuais em Computação

O projeto “Sessão da Tarde: minicursos de tecnologias atuais em computação” tem como objetivo realizar cursos de tecnologias diversas na área de computação, com foco em tópicos modernos e de aplicação na academia e indústria. Os cursos serão de curta duração e serão ministrados por professores e alunos capacitados no assunto a ser abordado. 

Esse é um projeto de extensão registrado na DIREC campus Salvador sob número:

Edição 2 - Semestre 2019.1: EXT-09-2019 (processo SEI 23279.011207/2019-63).

Edição 1 - Semestre 2016.2: EXT-02-2017 (processo SEI 23279.001668/2017-66).

Período de realização

Edição 2 - Semestre 2019.1 - Um Crud Full Stack - Agosto de 2019 - Ver programação aqui

Edição 1 - Semestre 2016.2 - Minicursos Gerais - Março de 2017 a Maio de 2017 - Ver programação aqui

Público Alvo

O público alvo dos cursos são prioritariamente todos os envolvidos com o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do campus de Salvador, mas pode se estender para outros pessoas com formação compatível com os pré-requisitos de cada curso.

Justificativa

A área de computação está em frequente atualização. Frequentemente, novas tecnologias são propostas e desenvolvidas. Muitas dessas tecnologias são adotadas pelas indústria. Os componentes curriculares dos cursos de graduação normalmente não são focados na tecnologia em si, mas na teoria que embasa as áreas da computação. Todavia, é importante e motivador para o aluno ter acesso a tecnologias na prática, que estão sendo utilizadas pela estado da prática e pelo estado da arte. Desta forma, o projeto Sessão da Tarde tem como objetivo apresentar cursos sobre importantes novidades (ou tecnologias consolidadas) para os participantes.

Objetivos

A Sessão da Tarde tem como objetivo apresentar cursos sobre importantes novidades (ou tecnologias consolidadas) para os participantes. 
Espera-se que o participante se:

  • capacite em novas tecnologias;
  • motive para as atividades do seu curso;
  • habilite para participar de projetos de pesquisa e desenvolvimento de ponta.

Método

O projeto Sessão da tarde é composto com atividades por diferentes papéis. Abaixo é listado os papéis e a(s) atividade(s) a ser(em) realizada(s).

  • Coordenação

A Sessão da Tarde será coordenada pela coordenador e pelos participantes deste projeto. Deve ser garantido que todas as etapas de realização do curso ocorra de forma transparente e acessível para todos os interessados.

  • Palestrantes

Os cursos podem ser ministrados por professores ou alunos (que demonstrem conhecimento necessário), doravante chamados de palestrantes. Os palestrantes devem apresentar um documento com dados referentes ao curso: Título, Ementa, carga horária (4h, 6h, 8h, 12h), currículo lattes do palestrante, número de vagas, pré-requisitos, data(s) de realização.

Participantes

Os alunos deverão se inscrever nos cursos através do site de ADS, observando os pré-requisitos quando houver.

  • Atestados

Uma vez realizado o curso, o palestrante deverá coletar a lista de presença. A lista de presença será utilizada para gerar os atestados, assinado pelo coordenador do curso de ADS, conferindo a participação do aluno. O palestrante também receberá um atestado conferindo a sua atuação no programa.

  • Calendário

O coordenador deste projeto deverá fazer o planejamento de um semestre letivo. Deve ser realizado pelo menos um curso por mês. 

  • Local de realização

Edição 2 - Semestre 2019.1: os cursos serão realizados no Audio 1 (Bloco D)

Edição 1 - Semestre 2016.2: O cursos serão realizados no laboratório do Departamento de Computação (Bloco E e L).

Inscrições

Edição 2 - Semestre 2019.1

Nesta edição o participante deve se inscrever via sistema divulgado para tal fim, e entregar, na coordenação do curso de ADS Sala A304, 2 (dois) quilos de alimentos não perecíveis (arroz e feijão).

Edição 1 - Semestre 2016.2

As inscrições são abertas para todos os minicursos do semestre corrente. A vaga é reservada por ordem de inscrição. O interessado pode se inscrever em quantas atividades ele desejar. Caso o interessado se inscreva em mais de um minicurso, ele deve informar sua ordem de preferência.

A inscrição não garante a vaga no minicurso. O interessado deve esperar a homologação da inscrição, em lista divulgada no próprio site. A coordenação irá priorizar a distribuição das vagas entre diferentes participantes.

Obs. A ausência em uma atividade, sem justificativa dentro de 48h, pode implicar na perda da vaga da inscrição seguinte. A coordenação avaliará a justificativa de acordo com as normas do IFBA.

Obs2. Caso o participante se inscreva mais de uma vez, apenas a última incrição será considerada.

Obs3. As vagas homologadas são garantidas até 15 minutos após o horário de início da atividade. Caso tenha fila de espera no local, as pessoas da fila irão ocupar as vagas ainda não preenchidas. Além disso, o participante com inscrição homologada que chegar após o tempo estipulado, deverá ir para o fim da fila. 

Resultados Esperados

Espera-se realizar pelo menos 5 cursos por semestre. Espera-se que cada curso tenha uma média de 50 inscritos. Desta forma, pretende-se capacitar 250 alunos por semestre.

Organização

Este projeto é uma iniciativa da Coordenação de Análise e Desenvolvimento de Sisteams (CADS) e tem os seguintes organizadores:

Edição 2 - Semestre 2019.1

  • Antonio Maurício
  • Hugo Deiró
  • Icaro Jerry
  • Manoel Marques Neto
  • Marcos Sobral
  • Renato Novais, Coordenador do Projeto
  • Sandro Andrade

Edição 1 - Semestre 2016.2

  • Antonio Carlos Souza
  • Manoel Marques Neto
  • Renato Novais, Coordenador do Projeto
  • Sandro Andrade

Apoio

Esse é um projeto de extensão do IFBA - Campus Salvador, apoiado pela Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias (DIREC) e pela Diretoria Geral.