Carregando...
 

ADS Day - Programação 2017.1

<- Voltar para ADS Day

Programação Geral - 29 de julho de 2017

Veja a programação geral das atividades da 1ª Edição do ADS Day. Nesta página você encontra ainda mais informações sobre as atividades, bem como dos palestrantes.

08:30 - 09:00 ABERTURA
09:00 - 09:50 Palestra: Empreendedorismo SEBRAE André Gustavo
09:50 - 10:10 Palestra: PMI-BA Jailson dos Santos 
10:10 - 10:30 COFFE BREAK  
10:30 - 11:20 Palestra : Uma Vida Acadêmica Vitoriosa Ivan Machado
11:20 - 12:10 Palestra : Uma Carreira Profissional Vitoriosa Diego Alvarez
                                               ALMOÇO
14:00 - 18:00 Oficina: Usando Métodos Ágeis em Sua Vida Acadêmica Leonardo Soares
14:00 - 18:00 Oficina: Mineração de Dados * Grimaldo Oliveira
14:00 - 18:00 Oficina: Mídias Locativas e Uso do OSM (Open Street Map) Macello Medeiros
14:00 - 16:00 Oficina: Publico Alvo, Mídias Interativas e Realidade Virtual na Prática Almerindo Rehen
14:00 - 16:00 Oficina: Seus Valores e Sua Carreira Fernanda Garcia

* O número de inscrições na oficina de Mineração de Dados está alto. Entretanto, ainda não foram confirmadas todas as vagas com a entrega do quilo de alimento. Se você se inscreveu, corra para evitar ficar de fora. Se você ainda não se inscreveu, sugere-se outra atividade. 

Atestados de participação (Palestrantes e Participantes)

Fotos do Evento

Image

Image

Image

Image

Image

Veja outras fotos aqui.

 

Inscrições

Todo participante deve se inscrever através do link abaixo. Os dados da inscrição serão importantes para a geração do atestado de participação. A inscrição no evento (pela manhã) é gratuita.

Caso você queira se inscrever em algum laboratório (que acontece à tarde), você deve selecionar a opção no mesmo formulário de inscrição. Neste caso, você deve ir até a CADS para homologar a sua inscrição. Para isso você deve levar 1 (um) quilo de alimento não perecível (feijão ou arroz).  Os alimentos arrecadados serão doados para uma instituição de caridade.

obs. Você só pode se cadastrar em apenas 1 (uma) oficina. Caso você se inscreva em mais de uma, a última inscrição será a considerada.

A lista de participantes nas oficinas seguirá a ordem de realização da inscrição. A CADS vai informar a lista de inscrições efetivadas por ordem de data/hora de inscrição e divulgará na lista de alunos. O participante terá até 48h após a divulgação para entregar o quilo de alimento na CADS. Caso o aluno não entregue o alimento, será chamado o próximo da lista. A CADS irá divulgar a lista de inscrição homologada ao final do processo.

Datas importantes

- Inscrições abertas

- A CADS divulga a lista de inscritos aqui: Ver Lista de Inscritos Homologados

- Os inscritos que forem selecionados para uma oficina devem entregar o quilo de alimento na CADS, em até 48h a partir da data de inscrição 

obs. caso as vagas não sejam preenchidas ou confirmadas, a CADS irá chamar os próximos da lista.

Inscrições Encerradas

 

Resultados desta Edição

 

  • 17 horas de atividades, divididas entre 4 palestras e 5 oficinas;
  • 10 palestrantes;
  • 200+ inscritos, dentre eles alunos de ADS, alunos de outros cursos do IFBA e visitantes de outras instituições.;
  • 80kg de alimentos, sendo 55kg de arroz, 21kg de feijão, 2kg de macarrão, 1kg de acúcar e 1kg de farinha;
  • 2 Instituições beneficiadas, confira fotos abaixo.

 

Image

Lar da Criança http://www.lardacriancasalvador.org.br/

Rua Arthur D'Almeida Couto, 72 - Vila Laura

Salvador - BA - CEP 40270-100

Telefone: (71) 3244-3795                       

Image

Instituto dos Cegos http://www.institutodecegosdabahia.org.br/ 

Rua São Jose de Baixo, 55,

Barbalho, Salvador - Bahia

CEP.:  40300-770.

Image

Informações das Atividades e dos Palestrantes

Palestra: PMI-BA

Palestrante:

Jailson dos Santos Santana
administrativo@pmiba.org.br

 

Mini-currículo:

Diretor Executivo de Administração e Finanças do PMI‐BA. Certificado PMP, MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Especialista em Automação, Controle e Robótica pelo SENAI / CIMATIEC, Graduado em Eletricidade, atuando há mais de 20 anos em Projetos e mais de 15 anos em empresas do ramo de Engenharia, Automação Industrial e Consultoria. Analista Comportamental e Coach  com certificações internacionais pelo BCI, IAC, GCC, CAC e ECA. Atualmente é Sócio Diretor da Soul Integral Consultoria e Treinamentos. 

Horário:

09:50 - 10:10

Local:

Bloco D - Audio I - IFBA Campus Salvador

Palestra: Empreendedorismo SEBRAE

Resumo:

Nesa palestra serão abordados os temas:

  • Cenário e tendências do mundo atualmente
  • Oportunidades de Negócios
  • O Empreendedorismo como opção de vida;
  • O Empreendedorismo como promotor do desenvolvimento
  • Os tipos de Empreendedores
  • As Características do Comportamento Empreendedor

 

Palestrante:

Andre André Gustavo
andre.gustavo@ba.sebrae.com.br

 

Mini-currículo:

André Gustavo de Araújo Barbosa, Analista do Sebrae/BA, Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Educação Transdisciplinar e Consultoria de Empresas, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação, Consultor de empresas, Palestrante, Escritor, Empresário e Ativista Social.

 

Horário:

09:00 - 09:50

 

Local:

Bloco D - Audio I - IFBA Campus Salvador

 

Palestra: Uma vida Acadêmica Vitoriosa

Resumo:

... em breve ...

Palestrante:

Ivan Ivan Machado
ivanmachado@gmail.com

 

Mini-currículo:

Professor Adjunto (e atual Chefe) do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2014), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal da Bahia (2014/15) - Bolsista do PNPD/CAPES. Durante o Doutorado, realizou estágio-sanduíche na Universidade de Clemson, nos EUA, sob a orientação do Prof. Dr. John. D. McGregor. Em 2007, participou do Programa de Residência em Software da Universidade Federal de Pernambuco (2007), na área de Testes de Sistemas Embarcados. Recebeu os prêmios de Melhor Dissertação de Mestrado e Melhor Tese de Doutorado em Qualidade de Software defendidos no Brasil em 2010 e 2014, respectivamente. Recebeu o IBM Ph.D. Fellowship Award em 2012. Seus interesses de pesquisa incluem: linhas de produtos de software, modularidade de software, testes de software, qualidade de software, evolução de software e engenharia de software experimental.

Horário:

10:30 - 11:20

 

Local:

Bloco D - Audio I - IFBA Campus Salvador

 

Palestra : Uma Carreira Profissional Vitoriosa

Resumo:

... em breve ...

Palestrante:

Diego Diego Alvarez
alvarez.ds@gmail.com

 

Mini-currículo:

Coordenador Executivo da Secretária de Saúde do Estado da Bahia. Empreendedor. Especialista em Desenvolvimento de aplicações Web - Arquitetura de Software - Gerenciamento de Projetos - Modelagem de Processos - Gerenciamento de Produtos. Especialista em Gestão de Projetos pela UNIJORGE e Bacharel em Sistemas de Informação pela UNIJORGE.
 

 

Horário:

11:20 - 12:10

 

Local:

Bloco D - Audio I - IFBA Campus Salvador

 

Oficina: Usando Métodos Ágeis em sua vida acadêmica

Resumo:

Princípios e valores ágeis e instigado a refletir sua realidade frente a este contexto, na sequência irá imergir nos métodos Lean/Kanban, aplicando de forma prática em simulações do cotidiano de projetos reais. Através de dinâmicas em grupos, simulações, e jogos, as pessoas são envolvidas no contexto de agilidade, sendo provocado a refletir sobre o tema e vivenciar experiências que simulam situações reais de projetos ágeis. O workshop é 20% de explanação e 80% de interação, então é fundamental o envolvimento de todos os participantes 100% do tempo - pontualidade não deve ser desprezada.
Ao longo do workshop, serão abordados: manifesto ágil (princípios e valores), lean (princípios da gestão enxuta e modelo Toyota de Produção), Kanban (princípios, ferramentas e métricas de gestão ágil de projetos).

Palestrante:

Leonardo Leonardo Soares
leors75@gmail.com

 

Mini-currículo:

Analista de Sistemas do SERPRO. Especialista em Desenvolvimento de Software e Gestão de Equipes. Profissional em web services applications, business integration, BI application, OLAP Services, SOA at .Net and JAVA platforms. MBA pela UNIFACS e Bacharel em Computação pela UFBA.

 

Horário:

14:00 - 18:00

Número de Vagas: 25

Local:

LAB 01 - Área dos Laboratórios de Informática - IFBA Campus Salvador

 

Oficina: Mineração de Dados

Resumo:

Atualmente, a mineração de dados se mostra fundamental para a descoberta de novas informações e conhecimento, formatados em regras e padrões, a partir de grandes bases de dados. Nesta perspectiva, torna-se importante o desenvolvimento de um raciocínio crítico acerca dos principais conceitos, problemas e algoritmos relacionados à área de mineração de dados. Esta abordagem visa uma sintonia com as tendências empregadas atualmente no mercado no uso desta tecnologia de modo a preparar o futuro profissional a avaliar e, sobretudo, facilitar seu entendimento no emprego de metodologias e tecnologias avançadas.
 

Palestrante:

Grimaldo Grimaldo Oliveira
grimaldol.lopes@gmail.com

 

Mini-currículo:

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem (MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

 

Horário:

14:00 - 18:00

Número de Vagas: 30

Local:

LAB 05 - Área dos Laboratórios de Informática - IFBA Campus Salvador

 

Oficina: Mídias Locativas e Uso do OSM (Open Street Map)

Resumo:

Na oficina de Mapas e Mídias Locativas será apresentado o conceito de Mídias Locativas e as ferramentas de Location-Based Technologies (LBT) e Location-Based System (LBS) que formam as bases de qualquer experiência locativa (SOUZA e SILVA, 2011; LEMOS & JOSGRILBERG, 2009; MEDEIROS, 2011). Os usos e práticas com tecnologias móveis como Bluetooth, QR Code, GPS, RFID (Etiquetas de Radiofrequência), Realidade Aumentada são exemplos de ferramentas que serão apresentadas na parte expositiva da oficina através de projetos realizados ao redor do mundo. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer a plataforma colaborativa de produção de mapas, o Open Street Map (OSM), que permite a personalização de mapas com diferentes temas, mas com o foco na participação dos cidadãos. 

Palestrante:

Marcelo Marcello Medeiros
macellomedeiros@gmail.com

 

Mini-currículo:

Doutor em Comunicação. Professor Adjunto no CECULT/UFRB. Coordenador do Ambiente Criativo de Pesquisa e Inovação em Mídia e Mobilidade (CNPq/UFRB). Atualmente desenvolve pesquisas na área de mobilidade e acessibilidade (www.pontocerto.org).

 

Horário:

14:00 - 18:00

Número de Vagas: 30

Local:

LAB 02 - Área dos Laboratórios de Informática - IFBA Campus Salvador

 

Oficina: Publico Alvo, Mídias Interativas e Realidade Virtual na Prática

Resumo:

 

Atualmente, as mídias interativas vêm se tornando muito mais frequente no nosso dia a dia. A evolução dessas tecnologias em conjunto com as novas gerações criam um novo público alvo e um comportamento singular a ser explorado. Esta palestra aborda a evolução histórica das mídias, das gerações e nos mostra um choque de realidade quando compararmos a diferença de comportamento e das tecnologias dos ultimos anos. Além disso, faz um apanhado da evolução da Internet, dos tráfegos de dados e de novos ninchos de atuação para os desenvolvedores. Ao final da palestra serão abordados diversas tecnologias e mídias que ainda estão necessitando de atenção, fazendo um apanhado em diversos casos de uso e formas de explorá-los. Por fim, serão demonstrados alguns exemplos práticos de como fazer escaneamento 3D de baixo custo, em paralelo à demonstrações práticas com mídias ou games de Realidade Virtual.

Palestrante:

Almerindo Almerindo Rehen
almerindo.rehem@gmail.com

 

Mini-currículo:

Líder Nacional do projeto Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica e professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe. Doutor em Ciências da Computação pela UFBA, mestre, pós-graduado e graduado em Ciências da Computação. Fui CIO da Secretaria da Fazenda do estado de Sergipe, membro fundador e diretor de TI do grupo de CIO de Sergipe, pesquisador do ITP - Instituto de Tecnologia e Pesquisa e professor de redes de computadores e de sistemas distribuídos da Universidade Tiradentes.

 

Horário:

14:00 - 16:00

Número de Vagas: 30

Local:

LAB 03 - Área dos Laboratórios de Informática - IFBA Campus Salvador

Oficina: Seus Valores e Sua Carreira

Resumo:

Fazer o que se gosta e aventurar-se por aquilo que nos move, nos inspira! A vontade de conquistar o que deseja é extremamente promissora! Por esse motivo, a oficina, Seus Valores e sua Carreira, irá propor questionamentos alinhados com o propósito de vida e carreira objetivando analisar e avaliar se os valores estão congruentes com a escolha profissional. Possibilitará, também,  o autoconhecimento por meio de reflexões com o propósito de apoiar futuros empreendedores e/ou profissionais que estão em busca de definir sua Carreira. Cada participante terá a oportunidade de repensar em sua vida e carreira, alinhando-as com seus valores.

 

Palestrante:

Fernandagarcia Fernanda Garcia
garciasantos.fernanda@gmail.com

 

Mini-currículo:

Coach de Empresários, Gestores e Consultores e Consultora de Negócios

  • Professional Certified Coach (SLAC)

  • Especialista em pessoas e carreiras.

  • Analista Comportamental - DISC.

  • Especialista em Qualidade e Governança em TI.

  • Especialista em Gerenciamento de Processos.

  • Certificada PMP, CSM, CTFL e Coach.

  • Fundadora e Presidente da Mettamorfoze Coaching e Consultoria.

Profissional da área de Tecnologia de Informação, graduada em Sistemas de Informação pela Faculdade Integrada da Bahia (FIB - Estácio de Sá), pós-graduada em Qualidade e Governança em TI pela Faculdade Ruy Barbosa, Participante do Programa de residência em Software (UFBA).
14 anos de experiência em Gerenciamento de projetos, programas e portfólios (utilizando o guia PMBOK e a metodologia Scrum Master), liderança de equipe, gestão de pessoas, qualidade de software, mapeamento e modelagem de processos (utilizando BPMN e CBOK).

 

Horário:

14:00 - 16:00

Número de Vagas: 100

Local:

Auditório I , Bloco D  - IFBA Campus Salvador

 

<- Voltar página do projeto